02/06/2021
Como e quando usar o face shield com segurança?

Algumas pessoas usam o equipamento sem máscara por se sentirem incomodadas e como se trata de um protetor facial, infelizmente usá-lo sem qualquer outro modelo de proteção, não impede que a contaminação pelo vírus ocorra.
Por isso, existe o momento certo para aderir a esse equipamento de proteção. Nesse artigo, você vai conferir como e quando aproveitar o protetor facial contra o coronavírus — e de forma segura Acompanhe!
Como é produzido o face shield?
O face shield é fabricado em plástico ou acrílico, sendo de uso individual. O equipamento protege contra respingos de gotículas de outras pessoas e é muito útil, sobretudo quando se tem contato muito próximo com pacientes contaminados, como é o caso de profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.Apesar de ser um equipamento útil para a área da saúde, pois os profissionais precisam de maior proteção, outras pessoas acabam preferindo o acessório por desejar estar mais protegidos da contaminação, principalmente trabalhadores em contato direto com grande fluxo diário de pessoas.
Contudo, é importante entender que o face shield é um item que protege apenas o rosto e olhos, já que não possui filtro de ar, portanto, ele não impede que as vias respiratórias sejam comprometidas, já que estas estão mais propensas à contaminação.
Afinal, como e quando usar o face shield com segurança?
O face shield deve ser usado por profissionais cujo trabalho exige contato maior com pessoas, como no caso de vendedores, profissionais da saúde, cabeleireiros, copeiros, técnicos industriais, recepcionistas, dentre outras profissões.É necessário manter distância de pelo menos um metro e meio das demais pessoas, mas isso nem sempre é possível em alguns postos de trabalho. Nesse sentido, além de usar o protetor facial, é preciso também utilizar a máscara — seja ela descartável ou de pano — para proteger as vias respiratórias.
No mais, mesmo utilizando esses equipamentos de proteção, é fundamental lavar sempre as mãos com água e sabão, além de aplicar álcool em gel para desinfetar as mãos quando tocar em algum objeto, por exemplo.
Cuidados com o face shield e máscaras
Além de higienizar as mãos, o face shield também deve ser limpo, pois o usuário pode ser que tenha passado o dia todo com o equipamento e, quando chega em casa, deve higienizá-lo para usar no próximo dia.O processo é o mesmo, ele deve ser lavado com água e sabão e ainda desinfetado com álcool 70%. Não esqueça de, quando levar as mãos ao rosto para ajustar o acessório, por exemplo, passar álcool para evitar eventuais contaminações.
Já as máscaras descartáveis devem ser colocadas dentro de um saco plástico antes de serem descartadas no lixo e o usuário precisa trocar a cada quatro horas para continuar se protegendo adequadamente.
No caso das máscaras de pano, estas devem ser trocadas a cada três horas, sendo também colocadas dentro de um saco plástico lacrado para o descarte correto. Em seguida, lembre-se de lavar as mãos com água e sabão. Recomenda-se trocar o acessório após 30 lavagens ou quando o elástico estiver frouxo.
Por que devo usar o face shield junto da máscara de proteção?
Como mencionado, o face shield protege somente o rosto e olhos, mas não inibe que a pessoa seja contaminada pelo vírus por gotículas, já que suas laterais são abertas, expondo as vias respiratórias ao agente infeccioso.Por isso, as máscaras — sejam as descartáveis ou de pano — são fundamentais para uso, justamente porque protegem o nariz e a boca. Além disso, um estudo americano publicado pela revista acadêmica Physics of Fluids, do Instituto Americano de Física, revela que tanto o face shield quanto a máscara de proteção com válvula não impedem a dispersão de gotículas.
Conclusão
Agora que entendeu como e quando usar o face shield com segurança, não esqueça de se manter protegido ao utilizar máscara e também o protetor facial se deseja uma proteção maior contra o coronavírus.É fundamental manter o equipamento sempre limpo para uso e higienizar as mãos com frequência para não se expor a nenhum contágio quando se tem contato com algum objeto possivelmente contaminado. Ademais, mantenha distância de pelo menos um metro e meio da outra pessoa sempre que possível.
Caso seja um profissional exposto a um grande número de pessoas, esse equipamento é ideal para manter a sua proteção, mas lembre-se que usá-lo sozinho não o beneficiará com segurança.
Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e confira nosso catálogo de produtos para se manter protegido contra essa nova ameaça.
Outras categorias